22 março 2013

Hoje 22 de março - Dia da água!!!!



22 de março é o dia especial para lembrarmos de algo fundamental em nossas vidas: a água. Não só a que bebemos, mas também a usada para produzir alimentos, limpar as cidades e abastecer nossas casas. E quando falamos do consumo doméstico, há várias atitudes que podem ajudar na economia e evitar a escassez do recurso. Veja cinco dicas para revolucionar seu lar e acabar com o desperdício: 

- Você sabia que ao beber um copo de água, são necessários ao menos outros dois para lavá-lo? Por isso, a economia na cozinha é fundamental. Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida com esponja e sabão e, só depois, abra a torneira. 

- Um dos ambientes que mais desperdiça água em casa é o banheiro. Um banho de ducha de 15 minutos consome 135 litros. Quando o registro é fechado na hora de se ensaboar, o consumo pode cair para 45 litros. Entre os produtos mais modernos do mercado está o Registro Regulador de Vazão para Chuveiro, o RRV, da Docol, que pode diminuir a escoamento em até 50%. Outra opção é instalar um chuveiro com vazão constante, como o modelo Éden, também da Docol, que libera 12 litros por minuto.

- Molhar as plantas com a mangueira durante 10 minutos pode consumir 180 litros de água. Por isso, prefira um regador. Para economizar ainda mais, a rega durante o verão deve ser feita de manhã ou à noite para reduzir a perda por evaporação. No inverno, ela pode ser realizada em dias alternados.

- Fechar a torneira ao escovar os dentes pode representar uma economia de 11,5 litros de água.

- A descarga tradicional libera 6,8 litros de água. Com o Acabamento para Válvula de Descarga Salvágua, da Docol, podem ser acionados dois botões. No acionamento parcial, são aproximadamente 3 litros e no total, 6 litros. O sistema pode ser instalado sem reformas

(créditos Revista Casa e Jardim)

Nenhum comentário: